quarta-feira, 21 de abril de 2010

O jornal impresso está com os dias contados?


Muito se fala que o jornal impresso vai acabar e que isso não vai levar muito tempo. É verdade que outros meios de informação, como a Internet, estão ameaçando a sua sobrevivência. Mas o fato é que o jornal ainda é um meio importante para as notícias chegarem às casas das pessoas. É importante lembrar que a vida do jornal impresso já foi ameaçada outras vezes, como na época do surgimento de telejornais; no entanto, eles ainda estão aí para informar, entreter e anunciar.

Pode ser que o número de assinaturas e vendas tenha diminuído nos últimos anos e que o maior faturamento se dê devido aos anúncios de produtos que são oferecidos; pode ser, também, que ele precise de alguns ajustes, que envolva e chame mais atenção dos leitores para continuar em circulação. Mas isso não é motivo para o jornal estar com os dias contados. Leitores assíduos estão escassos no mundo atual, tanto aqueles que lêem jornais impressos, como aqueles que preferem ler as notícias na Internet. O meio em que a informação é lançada às vezes pode ser o menos importante. O certo é que eles devem adaptar-se para atrair o público- cada vez mais exigente- o quanto antes.

Existem os leitores apaixonados pelo papel, que não abrem mão de serem informados através da leitura do tato. Existem os que aderem às novas tecnologias existentes e que acham mais proveitoso ler em uma tela de computador ou em um kindle, por exemplo. Não tem jeito, as diferentes opiniões e preferências vão sempre existir. Mas a vida do jornal impresso ninguém pode prever, pelo menos até agora.

Sem comentários:

Enviar um comentário